Comunicações em Congressos Internacionais
2021 e 2022
- Macedo, Eunice, Teixeira, Elsa, Carvalho, Alexandra, & Araújo, Helena C. (2021, agosto). Renewing Pedagogy: PBL as a Space for Young People’s Educational Citizenship. Paper presented in 15th Conference of European Sociological Association. Sociological Knowledges for Alternative Futures.
https://edutransfer.fpce.up.pt/wp-content/uploads/sites/761/2022/04/ESA2021_Renewing-Pedagogy_01.09.21.pdf - Nada, Cosmin, Araújo, Helena, Teixeira, Elsa, Santos, Sofia, Macedo, Eunice (2021, julho). Jovens e suas aspirações na transição para o mundo do trabalho em Portugal. Painel: Transición escuela-trabajo em condiciones precárias. Navegar, negociar, resistir. Humanity: Unity and Diversity. 7º Congresso Internacional de Antropologia AIBR. Humanidade: Unidade e Diversidade. Vila Real.
https://edutransfer.fpce.up.pt/wp-content/uploads/sites/761/2022/04/AIBR_Jovens-e-suas-aspiracoes-educativas-e-profissionais27.07.pdf - Macedo, Eunice, Teixeira, Elsa Guedes, Carvalho, Alexandra, Santos, Sofia Almeida, Nada, Cosmin, & Araújo, Helena C. (2021, setembro). Promoting Social Justice by Means of Wider Educational Justice: Portuguese Upper Secondary Teachers and Researchers ReflectUpon Problem-based Learning. ECER 2021 ‘Education and Society: expectations, prescriptions, reconciliations’.
https://edutransfer.fpce.up.pt/wp-content/uploads/sites/761/2022/04/ECER2021_PromotingSocialJusticebyMeansofWiderEducational_07SET21.pdf - Macedo, Eunice, Teixeira, Elsa, Carvalho, Alexandra, & Araújo, Helena C. (2022, setembro). Transferability of promissing practices: What political-pedagogical recommendations?. ECER 2022 ‘Education in a changing world: The impact of global realities on the prospects and experiences of educational research’.
https://edutransfer.fpce.up.pt/wp-content/uploads/sites/761/2022/09/06.09.2022_ECER_EM_ET_AC_HA.pdf
Comunicações em Congressos Nacionais
2022
- Nada, Cosmin, Teixeira, Elsa, Macedo, Eunice, & Araújo, Helena C. (2022, janeiro). Crescer numa crise ‘sem fim’: aspirações e transições de jovens em Portugal. Seminário Final do Projeto Edutransfer: Aprender através de diversos contextos educativos – Transferibilidade de práticas promissoras no quadro do Horizonte 2020
https://edutransfer.fpce.up.pt/wp-content/uploads/sites/761/2022/04/SeminarioFinal_Crescer-numa-crise-sem-fim_27.01.2022.pdf - Macedo, Eunice, Teixeira, Elsa Guedes, Carvalho, Alexandra, & Araújo, Helena C. (2022, janeiro, 28). Transferibilidade de práticas promissoras: que recomendações?. Seminário Final do Projeto Edutransfer: Aprender através de diversos contextos educativos – Transferibilidade de práticas promissoras no quadro do Horizonte 2020
https://edutransfer.fpce.up.pt/wp-content/uploads/sites/761/2022/04/SeminarioFinalEduTransfer_TransferibilidadePraticasPromissoras.pdf - Macedo, Eunice, Teixeira, Elsa Guedes, Carvalho, Alexandra, & Araújo, Helena C. (2022, janeiro, 27). Do cumprimento da tarefa à apropriação do conhecimento e da democracia. Recomendações e implicações políticas do projeto EduTransfer. Seminário Final do Projeto Edutransfer: Aprender através de diversos contextos educativos – Transferibilidade de práticas promissoras no quadro do Horizonte 2020
https://edutransfer.fpce.up.pt/wp-content/uploads/sites/761/2022/04/SeminarioFinalEduTransfer_DoCumprimentoApropriacaoDemocracia_27.01.pdf - Nada, Cosmin, & Araújo, Helena C. (2022, janeiro). Reflexões em torno das políticas educativas a nível europeu e a iniciativa ‘Percursos para o sucesso escolar’. Seminário Final do Projeto Edutransfer: Aprender através de diversos contextos educativos – Transferibilidade de práticas promissoras no quadro do Horizonte 2020.
https://edutransfer.fpce.up.pt/wp-content/uploads/sites/761/2022/09/Políticas-Europeias-em-torno-do-abandono-escolar-precoce_CN_HA.pdf - Teixeira, Elsa Guedes, Macedo, Eunice, Carvalho, Alexandra, & Araújo, Helena C. (2022, janeiro, 28). Transferibilidade(s) na investigação-intervenção com jovens, profissionais e instituições: Que resultados? Seminário Final do Projeto Edutransfer: Aprender através de diversos contextos educativos – Transferibilidade de práticas promissoras no quadro do Horizonte 2020. https://edutransfer.fpce.up.pt/wp-content/uploads/sites/761/2022/11/Edutransfer_Resultados_ET_28.01.22.pdf
- Teixeira, Elsa Guedes, Macedo, Eunice, & Carvalho, Alexandra (2022, novembro, 5). Problem-Based Learning no projeto EduTransfer: Formação de estudantes e de docentes em b-learning. Que desafios?. Seminário da Associação Nacional de Professores. Formação de professores/as no séc. XXI: Paradoxos e potencialidades da era digital. https://edutransfer.fpce.up.pt/wp-content/uploads/sites/761/2022/11/ANP_EduTransfer_Teixeira-et-al.pdf