Formação PBL com Profissionais

ABRP: IMPLICAÇÃO DAS PESSOAS JOVENS NA EDUCAÇÃO

Resumo: Os elevados índices de abandono precoce da educação e formação na Europa e, particularmente, em Portugal, indiciam a existência de um conjunto de problemas individuais, institucionais e societais que reclamam solução. Havendo problemas que a educação não consegue endereçar, temos possibilidade de agir no contexto e tornar a aprendizagem mais significativa. Enquadrada pelas políticas educativas recentes, esta Oficina realça o potencial da aprendizagem baseada na resolução de problemas, como estratégia pedagógica mobilizadora de estudantes no desenvolvimento de competências essenciais para o séc. XXI e no perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória.

Destinatários: 
Profissionais do Ensino Secundário* ou equivalente * acreditado no CCPFC como oficina de formação (CCPFC/ACC-105282/19) com 36 horas totais acreditadas (18 horas presenciais + 18 horas de trabalho autónomo)

Coordenadora científica: 
Professora Doutora Eunice Macedo

Formadoras: Professora Doutora Eunice Macedo e Doutora Elsa Teixeira
Carga horária: 18 horas presenciais e 18 horas de trabalho autónomo**

Programa

Sessão 1 (3 h)
1. O que é Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (APBR) e sua evolução?
2. A APBR na relação com as novas agendas da educação refletidas no Perfil de Saída do Aluno no final da escolaridade obrigatória e no projeto de autonomia e flexibilidade curricular.


Sessões 2, 3 e 4 (9 horas)
3. Apropriar a APBR: pressupostos e procedimentos
a. Como implementar APBR com jovens na escola e na sala de aula?
b. Debater e experimentar as várias etapas do APBR: identificação de problemas e das suas causas, construção de um mapa mental de possíveis soluções, tomada de decisão conjunta da solução adequada, e exploração das ações com vista à aplicação da solução adequada.
c. Explorar formas de apresentar à comunidade educativa os resultados da APBR e a envolver nas ações de resolução do problema.

Sessões 5 e 6 (6 horas)
1. Construção e debate de conhecimentos centrados na aplicação em contexto de trabalho (6 horas)
a. Partilha de processos e resultados da APBR nas escolas.
Identificação de possível transferibilidade de práticas pedagógicas entre contextos educativos

Resultados de Aprendizagem
Espera-se que ao completarem esta oficina de formação, as e os docentes dominem ou expandam um conjunto particular de saberes e competências:

a. Adquirir conhecimento e experiência sobre a metodologia da APBR aplicada ao trabalho com jovens em contexto escolar.
b. Debater estratégias de motivação de jovens e da comunidade educativa na identificação de problemas e soluções para os mesmos.
c. Explorar problemas que afetam a educação escolar como o desinteresse, o absentismo, a ausência de participação de jovens, entre outros.
d. Aprofundar competências de escuta das e dos jovens no processo de ensino-aprendizagem, reconhecendo a sua cidadania, bem como de colaboração entre profissionais
e. Trabalhar a transferibilidade de práticas entre contextos educativos de via de ensino regular e via de ensino profissional

Materiais para oficinas com profissionais

Para citar (APA7): Macedo, Eunice (Coord.). (2022). Explorando a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP).
https://edutransfer.fpce.up.pt/wp-content/uploads/sites/761/2022/03/03_1-ABRP_Explorando.pdf

Para citar (APA7): Macedo, Eunice (Coord.). (2022). Aprendizagem baseada na resolução de problemas: Pressupostos, competências, passos-chave. 
https://edutransfer.fpce.up.pt/wp-content/uploads/sites/761/2022/03/03_2-ABRP_pressupostos_compete%CC%82ncias_passos-chave.pdf

Para citar (APA7):Macedo, Eunice (Coord.). (2022). Aprendizagem baseada na resolução de problemas: Pensar a ABRP em contexto. 
https://edutransfer.fpce.up.pt/wp-content/uploads/sites/761/2022/03/03_3-ABRP_Pensamento-e-ac%CC%A7a%CC%83o.pdf

Para citar (APA7): Macedo, Eunice (Coord.). (2022). Aprendizagem baseada na resolução de problemas recursos de aprendizagem: A busca de soluções para problemas complicados da nossa vida.
 https://edutransfer.fpce.up.pt/wp-content/uploads/sites/761/2022/03/03_4-ABRL_histo%CC%81ria_proposta_recursos.pdf

Materiais para oficinas com estudantes : exemplos de materiais recontextualizados

Para citar (APA7): Macedo, Eunice (Coord.). (2022). Aprendizagem baseada na resolução de problemas recursos de aprendizagem: Ponto de partida para oficinas de formação com jovens.
https://edutransfer.fpce.up.pt/wp-content/uploads/sites/761/2022/04/Formac%CC%A7a%CC%83o_ABRP_Jovens_ponto-de-partida.pdf

Para citar (APA7): Macedo, Eunice (Coord.), Teixeira, Elsa, & Carvalho, Alexandra. (2022). Aprendizagem baseada na resolução de problemas recursos de aprendizagem: Oficina de formação com jovens de nível 2. 
https://edutransfer.fpce.up.pt/wp-content/uploads/sites/761/2022/03/03_Exemplo_Oficina_Estudantes_ESE_2Ni%CC%81vel.pdf