Recomendações políticas a partir da experiência

O projeto EduTransfer – Aprender através de diversos contextos educativos trabalhou com jovens e profissionais de instituições educativas no sentido de contribuir para solidificar respostas políticas viáveis vis a vis o sucesso escolar e educativo de todas e todos os jovens. Partindo da preocupação com o abandono precoce da educação e formação e da falta de oportunidade de participação jovem na construção relacional do conhecimento, mobilizou-se na implementação da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) como estratégia participativa de ensino aprendizagem, centrada nas vozes jovens e na revitalização das culturas profissionais e das instituições educativas – escolas secundárias, escolas profissionais e centros de formação profissional. A ABRP constitui uma estratégia de ensino aprendizagem a que se pode recorrer, entre outras, para cumprir e ir além dos currículos prescritos, inclusivamente a partir da educação básica.

A experiência realizada permitiu produzir o conjunto de recomendações político-pedagógicas, que aqui se apresenta, em torno da ABRP e dos eixos de análise do Projeto: 

i) transferibilidade de práticas promissoras entre diversos contextos educativos;

ii) autoria e apropriação na construção do conhecimento e a redução do abandono precoce da educação e formação;

iii) relevância das competências do século XXI para as e os estudantes; e

iv) melhoria das práticas educativas em sala de aula por meio de metodologias participativas.

Com o objetivo de reforçar as cidadanias jovens e revitalizar as suas experiências educativas, evidenciou-se a importância de endereçar desafios atinentes às condições macro, meso institucionais e individuais, considerando-se a atribuição de recursos fundamental. A transferibilidade de experiências e saberes entre contextos, revelou-se atinente à introdução de dimensões mais práticas nos cursos cientifico-humanísticos, mais científicas nos cursos profissionais e mais reflexivas e investigativas em ambos, recontextualizando práticas promissoras. Participação nas instituições educativas com respeito pela construção e apropriação de conhecimento pelas pessoas jovens surge como garante da qualidade da aprendizagem e do desenvolvimento de competências, nem enquadramento dialógico na aprendizagem.

Para citar (APA7): Macedo, Eunice (Coord.), Teixeira, Elsa, Carvalho, Alexandra, & Araújo, Helena C. (2022). Recomendações e implicações políticas. Do cumprimento da tarefa à apropriação do conhecimento e da democracia: Transferibilidade de práticas promissoras na aprendizagem através de diferentes contextos.
https://edutransfer.fpce.up.pt/wp-content/uploads/sites/761/2022/04/01_Recomendacoes-politicas-EduTransfer.pdf