ELSA GUEDES TEIXEIRA
É investigadora do CIIE-FPCEUP. Tem um doutoramento Europeu em Ciências da Educação e é Mestre em Ciências da Educação – Juventude e Cidadanias, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal. É também Licenciada em Sociologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Atualmente é Investigadora doutorada contratada no projeto ‘EduTransfer – Aprender através de diversos contextos educativos: Transferibilidade de práticas promissoras no quadro do Horizonte 2020’. Tem participado em diversos projetos de investigação na área da inclusão social e educativa de jovens, mulheres e de grupos vulneráveis. Trabalhou durante 10 anos como socióloga na Divisão de Ação e Inclusão Social de um Município. No CIIE integra as CoPIns – Comunidades de Práticas de Investigação JEDI – Jovens, Educação, Diversidade e Inovação e PIV – Políticas de Inclusão e Vozes: diversidade, género e interseccionalidade. Os principais interesses de intervenção e de investigação são a inclusão social e educativa, estudos sobre igualdade, justiça social, género, juventudes e metodologias qualitativas e participativas, em especial as narrativas digitais, e a aprendizagem baseada na resolução de problemas.
SOFIA ALMEIDA SANTOS
É membro da equipa da investigação do Projeto EduTransfer. Doutorada em Ciências da Educação, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Portugal, com a Universidade de Cambridge e Universidade de Leeds, Reino Unido, Mestre e Licenciada em Ciências da Educação, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Portugal. Investigadora júnior (PhD contratada no âmbito do CEEC Institucional, com financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP), interrompe funções em 2020, por nomeação como técnica especialista para o Gabinete do Ministro da Educação, onde desempenha funções de assessoria na área das políticas públicas no domínio da educação. É membro da CoPIn – Comunidade de Prática de Investigação no CIIE PIV – Políticas de Inclusão e Vozes: diversidade, género e intersecionalidade. Dos seus interesses de investigação destaca-se Educação para a cidadania; Estudos de género, sexualidades e educação sexual; Contextos de participação juvenil; Culturas juvenis; Inclusão e Desigualdades sociais; Multiculturalismouality you feel when you’re in one.
ALEXANDRA OLIVEIRA DOROFTEI
É membro da equipa da investigação do Projeto EduTransfer, como Bolseira de investigação (BI). Doutorada em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), Portugal, e Mestre em Estudos de Desenvolvimento em Ciências Sociais e Educacionais, Perspetivas Europeias sobre Inclusão Social, pela mesma faculdade, onde também concluiu a licenciatura em Ciências da Educação e uma Pós-graduação em Animação Sociocultural. Atualmente é bolseira de pós-doutoramento na Universidade Católica Portuguesa (UCP), Centro Regional do Porto. É membro integrado do CEDH – Centro de Estudos para o Desenvolvimento Humano (UCP) e membro colaborador do CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas (FPCEUP). No CIIE integra as CoPIn – Comunidades de Práticas de Investigação JEDI – Jovens, Educação, Diversidade e Inovação; e PIV – Políticas de Inclusão e Vozes: diversidade, género e intersecionalidade. Dos seus interesses de investigação destacam-se: Sucesso educativo; Abandono escolar; Questões de género; Intervenção social no domínio da pobreza; Juventude; Inclusão social; Abandono precoce de educação e formação; Aprendizagem-Serviço; e Ensino profissionalizante.
ALEXANDRA CARVALHO
É membro da equipa da investigação do Projeto EduTransfer, como Bolseira de investigação (BI). Concluiu uma Especialização em Intervenção Social na Infância e Juventude em Risco de Exclusão e é licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social do Porto. É colaboradora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Portugal. É assessora da coordenação da CoPIn – Comunidade de Prática de Investigação no CIIE PIV – Políticas de Inclusão e Vozes: diversidade, género e intersecionalidade. Tem colaborado como investigadora em projetos nacionais e internacionais, de que destacamos o projeto STALWARTS. Dos seus interesses de investigação destaca-se: Políticas sociais; Desigualdade social; Aprendizagem ao longo da vida; Metodologias qualitativas.