Implementação PBL Jovens e Profissionais

EXEMPLOS DE ‘PRODUTOS’ PBL construídos por jovens

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Foco 

Envolvimento ativo de jovens e docentes na construção de práticas que potenciam o interesse dos/as jovens na educação; e a aprendizagem mútua entre instituições educativas.

Finalidades

– Contribuir com conhecimento especializado para os contextos educativos, utilizando a metodologia ABRP (PBL – Problem Based Learning);

– Envolver jovens e docentes em metodologias participativas, usando a metodologia PBL, por forma a contribuir para o desenvolvimento das competências e o incremento das aprendizagens dos primeiros, e para a formação acreditada dos segundos.

Objetivos

– Identificar razões que contribuem para a desafetação escolar dos/as jovens;

– Identificar recursos relevantes para o combate à desafetação escolar, ao insucesso, e ao abandono escolar;

– Conhecer práticas desenvolvidas em contexto educativo que combatem a desafetação escolar, o insucesso, e o abandono escolares;

– Facilitar a transferência de tais práticas entre contextos educativos.

Implementação da metodologia PBL (Problem Based Learning)

  1. Formação de docentes em PBL na FPCEUP (acreditada). Duração: 6 sessões semanais de 3h cada ⬄ 12 semanas*3h = 36 horas acreditadas (18h de formação presencial + 18h de trabalho autónomo), com realização de um relatório crítico individual
  2. Workshops sobre PBL com alunos/as em cada IE (10 alunos/as; 5 de cada ano de escolaridade/grupo etário) 
  3. Desenvolvimento de 4 PBL em contexto de turma (envolve toda a turma; 2 turmas por IE)

PBL 1 – Identificação do problema e possíveis soluções (dinamizado pelos/as alunos que realizaram os workshops com apoio da equipa de investigação e dos/as docentes que realizaram a formação), com apresentação dos processos e resultados à comunidade educativa 

PBL 2 – Como implementar as soluções (dinamizado pelos/as alunos que realizaram os workshops com apoio da equipa de investigação e dos/as docentes que realizaram a formação), com apresentação dos processos e resultados à comunidade educativa 

PBL 3 – Identificação do problema e possíveis soluções (dinamizado pelos/as docentes e pelos/as alunos que realizaram os workshops/os PBL anteriores com observação pela equipa de investigação), com apresentação dos processos e resultados à comunidade educativa 

PBL 4 – Como implementar as soluções (dinamizado pelos/as docentes e pelos/as alunos que realizaram os workshops/os PBL anteriores com observação pela equipa de investigação), com apresentação dos processos e resultados à comunidade educativa

  1. Participação dos/as docentes que realizam a formação e dos/as alunos/as que participam nos workshops em reuniões com a equipa de investigação

Atividades do Projeto com ABRP nas instituições educativas (abril de 2019 a junho de 2021) 

A metodologia de Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas foi implementada numa diversidade de ambientes educativos, num crescendo da autonomia para exploração da forma mais adequada ao cada um dos contextos educativos e turmas:

  • realização de trabalho interdisciplinar sendo a Área de Integração a disciplina base
  • trabalho interdisciplinar, sendo as disciplinas tecnológicas o motor, com envolvimento na execução de projetos finais e sujeita a avaliação 
  • no âmbito de Cidadania e Desenvolvimento 
  • nos Domínios de Autonomia Curricular (sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) 
  • no trabalho interturmas sobre questão-problema comum à escola (workshop intensivo)
  • no trabalho interdisciplinar com foco na interligação entre conteúdos curriculares de cada disciplina

NOTAS FACE A DESVIOS EFETUADOS

Face às diferentes realidades – e culturas – das instituições educativas envolvidas no projeto, à   situação pandémica e a solicitações das e dos profissionais este programa inicial de contactos com as instituições, profissionais e jovens sofreu algumas alterações:

1 – Houve alteração do número previsto de PBL por instituição – com redução do número de implementações, por turma

2 – Houve alteração do número de turmas envolvidas, com aumento do número de turmas por organização

3 – Muitos dos momentos de contacto foram desenvolvidos online, tirando partido da autoestrada digital

4 – Foi prolongado no tempo a colaboração com as instituições

5 – Não foi viável a realização da ‘etnografia’ nos moldes previstos. Foram realizados momentos de observação e conversas informais com pessoas-chave (in loco e online).