É a PI (Investigadora Principal) do Projeto EduTransfer. Professora Catedrática Convidada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Portugal. Sendo Doutorada em Educação, pela Open University, UK, fez a Agregação em Ciências da Educação, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, onde lecionou durante vários anos, tendo sido responsável, particularmente, pelas UC Cidadanias e Diversidade, no mestrado em Ciências da Educação, e Sociologia na Licenciatura em Ciências da Educação. Dos seus interesses de investigação destaca-se Sociologia da educação; Estudos sobre género, História das mulheres; História da educação; Política educativa; Formação de professores.
Entre 2010 e 2020, foi diretora do CIIE (Centro de Investigação e intervenção Educativas da FPCEUP e diretora da revista Educação, Sociedade & Culturas. Ao longo da sua carreira docente foi investigadora principal em vários projetos internacionais e nacionais de que destacamos o projeto RESL.eu.
É CO-PI (Coinvestigadora principal) do Projeto EduTransfer.
Doutorada, Mestre e Licenciada em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal, onde é, atualmente, Professora Auxiliar, particularmente, nas áreas de Avaliação em Educação e Formação, e Iniciação às áreas de profissionalização em Educação/Formação, ambas no 1º ciclo, e Cidadanias e Diversidade, e Métodos de intervenção em Educação, ambas no 2º ciclo. É coordenadora da CoPIn – Comunidade de Prática de Investigação no CIIE PIV – Políticas de Inclusão e Vozes: diversidade, género e intersecionalidade, com ampla colaboração em equipas nacionais e internacionais. Dos seus interesses de investigação destacam-se os estudos com jovens na escola; Abandono escolar precoce/ Abandono precoce da educação e formação; Educação com Artes; Educação, sustentabilidade e desenvolvimento humano; Justiça social; Género e cidadania, participação e poder; Violência sobre as mulheres; Aprendizagem baseada na resolução de problemas.