É membro da equipa da investigação do Projeto EduTransfer. Doutorado em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal, tem mais de dez anos de experiência no campo da investigação em educação. Os seus interesses de investigação estão ligados às questões de: Diversidade e inclusão na educação; Migração; Justiça social e educação; Abandono escolar precoce; Políticas educativas, entre outras. Atualmente é investigador contratado no CIIE/Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. É membro do Conselho Editorial do Guia Europeu para as Escolas, onde trabalha em articulação com a Comissão Europeia em prol da redução do abandono escolar precoce e promoção de uma educação inclusiva. Desempenha também o papel de coordenador da rede NESET: rede internacional de peritos que trabalham a dimensão social da educação e formação e elaboram recomendações políticas baseadas em evidência científica.
SOFIA MARQUES DA SILVA
É membro da equipa da investigação do Projeto EduTransfer. Doutorada, Mestre e Licenciada em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal, onde é, atualmente, Professora Associada. Dos seus interesses de investigação destaca-se Culturas juvenis e mediação; Metodologias de investigação em educação; Juventudes, percursos socioeducativos e redes; Culturas juvenis e comunidades online; Juventudes, educação e contextos remotos e rurais; Estudos de género. É coordenadora da CoPIn – Comunidade de Prática de Investigação no CIIE, JEDI – Jovens, Educação, Diversidade e Inovação (Coord.) e diretora da revista Educação, Sociedade & Culturas
PEDRO ABRANTES
É membro da equipa da investigação do Projeto EduTransfer. Professor auxiliar do Departamento de Ciências Sociais e Gestão da Universidade Aberta e professor convidado do Mestrado em Educação e Sociedade, do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), instituição onde se licenciou e doutorou em Sociologia. Especializou-se nas áreas da educação, desigualdades sociais e percursos de vida. Durante os últimos quinze anos, tem participado em diversos projetos e atividades do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL), tendo sido vogal da direção entre 2006 e 2012. Lecionou nos Institutos Politécnicos de Santarém e Leiria, na Universidade de Lisboa e na Universidad Iberoamericana (México). Foi consultor em programas do Ministério da Educação e da Fundação Aga Khan, assim como investigador visitante da Universidad Complutense de Madrid (Espanha) e do Centro de Investigación en Estudios Superiores en Antropología Social (México). É Subdiretor-Geral da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência.