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O Projeto EduTransfer
- Objetiva compreender o potencial de transferibilidade das práticas educativas entre diferentes instituições educativas e formativas que enfrentam e procuram endereçar o abandono precoce da educação e formação e promover o sucesso educativo
- Explora a complexidade das trajetórias educacionais dos alunos e alunas, buscando formas de promover justiça social
- Desafia ao desenvolvimento de competências relacionais, sociais e de trabalho pelas e pelos jovens, pensamento crítico e criativo, e o seu potencial para explorar e mudar as suas próprias realidades juntamente com outras pessoas – profissionais da educação e equipa de investigação
- Implica a construção da cidadania educacional pelas pessoas jovens (Macedo & Araújo, 2014) reconhecimento, interdependência e igualdade de condição Baker, Lynch, Cantillon, & Walsh (2004), exercício de direitos pedagógicos democráticos de inclusão, participação e realização de si (Bernstein, 2000)
- Investe na participação jovem na construção coletiva do conhecimento a partir dos saberes individuais, na avaliação de processos centrada no desenvolvimento/ reforço de competências, na reinvenção das profissionalidades
Resumo
Esta pesquisa participativa analisa as possibilidades de transferibilidade entre instituições educativas, de práticas educativas promissoras, que tomam como base a aprendizagem através da resolução de problemas, como método cooperativo. Por isso, envolve escolas do ensino regular e instituições educativas fora da escola, as arenas alternativas de aprendizagem.
Parte-se da preocupação com a necessidade de encontrar formas mais concertadas de ação na educação, que envolvam os diferentes stakeholders na promoção de um sentido de pertença e de compromisso com a educação, por parte de jovens e de docentes, e que contribuam para a redução, com mais sucesso, dos problemas de abandono da educação e formação.
Assume também relevo a criação de espaços no interior das instituições educativas, onde os jovens tenham a oportunidade de exercer a sua cidadania e competências essenciais, participando na identificação, tomada de decisão e ação para a melhoria dos seus contextos de vida. A dimensão de inovação do projeto emerge da forte articulação entre pesquisadores, docentes e jovens na construção de práticas participativas de resolução de problemas reais, identificados pelos próprios jovens e que resultam no envolvimento da comunidade, enquanto simultaneamente produzem dados cruciais à compreensão e melhoria dos contextos, permitindo uma análise apurada por parte da equipa de investigação, com o contributo dos participantes.
O olhar de investigação sustenta-se numa perspetiva sociológica que argumenta acerca da necessidade de ir além da identificação dos problemas para colaborar na construção de medidas para a sua resolução. Numa articulação coerente com os princípios teóricos de uma pesquisa sensível e implicada nos processos que observa e analisa, a etnografia é o método principal de recolha e análise de dados sendo complementada pela discussão focalizada em grupo, que se sustenta nas vozes dos participantes. O recurso a estes métodos complementares permitirá cruzar as perspetivas dos investigadores, mais sustentadas na observação, e as perspetivas dos atores, que serão ouvidos e tidos em conta na investigação.
Duração: 01.10.2018 a 28.02.2022
The EduTransfer Project
• Aims to understand the potential transferability of promising educational practices among different educational and training institutions that struggle against early leaving from education and training and address the promotion of educational success
• Explores the complexity of students’ educational trajectories, seeking to promote social justice
• Challenges young people to develop relational, social and work skills, critical and creative thinking, and young people potential to explore and change their social realities, together with other people –– education professionals and researchers
• Implies the construction of educational citizenship by young people (Macedo & Araújo, 2014) recognition, interdependence and equality of condition (Baker, Lynch, Cantillon, & Walsh, 2004), and the enactment of democratic pedagogical rights of inclusion, participation and enhancement (Bernstein, 2000)
• Invests in young people’s participation in the collective construction of knowledge based on individual knowledge, in processual evaluation centred on the development/reinforcement of skills, in the reinvention of professionalism
Project Description
This participatory research analyses the possibilities of transference between educational institutions, of promising educational practices that take as basis problem-based learning, as a cooperative learning methodology. Therefore, it involves mainstream schools and out of school educational institutions, the alternative learning arenas.
The starting point of the project is the concern about the need to find more concerted forms of action in education, which involve the different actors in promoting a sense of belonging and commitment to education by young people and teachers, promoting greater success in contributing to the reduction of the social and individual problem of early school leaving and early leaving from education and training; dimensions on which the project’s relevance rests.
Also relevant is the creation of spaces within the educational institutions, where young people have the opportunity to exert their citizenship and crucial competences, by participating in the identification, decision making and action to improve their life contexts. The innovative dimension of the project emerges from the strong articulation between researchers, teachers and young people, in the construction of participatory practices for solving real problems, identified by the young people themselves, and that result in community involvement, allowing a detailed analysis by the research team with the contribution of the participants.
The research standing point is based on a sociological perspective that argues for the need to go beyond the identification of problems and to collaborate in the construction of measures that contribute to their resolution. In a coherent articulation with the theoretical principles of a sensitive research that engages in the processes it observes and analyses, ethnography is the main method of collecting and analysing data, complemented by focus group discussion, which stands on the participants’ voices. The use of these complementary methods will allow the matching of the voices of the researchers, more sustained on ethnographic observation, and the voices of the actors, who are heard and considered in the research.
Duration: 01.10.2018 a 28.02.2022